sábado, 6 de agosto de 2016

Fundamentos da Doutrina Cristã (Parte 1)

Depois de muitos anos sem escrever neste blog, decidi utilizar este espaço para dedicar-me ao estudo da língua inglesa, praticando traduções de textos relevantes.
Decidir começar por um texto do filósofo e apologista cristão, Dr. William Craig.
Coloco no link abaixo o texto original e a tradução que fiz na esperança de que os amigos que já possuem domínio do idioma possam corrigir as minhas falhas e me ajudar a progredir na compreensão da língua de Shakespeare. Para isso destaquei em vermelho as partes em que mais tive dificuldade em compreender o sentido original.





Fundamentos da Doutrina Cristã (Parte 1)

O verso de nossa classe é 1 Pedro 3:13, que diz “Estejam sempre preparados para fazer defesa a quem quer que vos pedir para dar razão da esperança que está em vós, e ainda fazê-lo com gentileza e respeito”. Assim, de acordo com Pedro, todos nós como crentes cristãos, devemos estar preparados para fazer defesa a qualquer descrente que nos perguntar por que nós cremos, e nós devemos compartilhar nossa crença com gentileza e respeito. Este verso dá motivo ao que fazemos na classe Defensores.

Existe três propósitos para a classe Defensores:
1.       Treinar cristãos para entender, articular e defender as verdades básicas do Cristianismo. Estes três verbos não são apenas jargões de advogados. Ao contrário cada um deles indica um elemento importante do que queremos alcançar em nosso treinamento aqui. Nós queremos entender as verdades cristãs básicas. Queremos que você como cristão tenha uma sólida compreensão de quão fundamental é o ensino ou doutrina cristã. Queremos que você seja capaz de articulá-la. Queremos que seja capaz de dizer o que acreditamos de uma maneira apropriada e acurada, de modo que não esteja perdido em palavras quando perguntado no que você acredita. Você aprenderá a articular esta crença clara e acuradamente. Queremos que você a defenda – para dizer não apenas o que acredita, mas porquê acredita. Então, no curso destas lições, embora nosso foco seja a doutrina cristã, ocasionalmente tomaremos um desvio, e veremos como defender estas reinvindicações. Veremos algo da questão envolvida na defesa das verdades que estaremos estudante. Este primeiro propósito é nosso objetivo principal.

2.       Alcançar com o Evangelho aqueles que ainda não conhecem a Cristo, estando sempre prontos para oferecer uma defesa a quem quer que poderia perguntar a razão da nossa esperança. Nós queremos ser um lugar acolhedor e aberto para pesquisados e descrentes, agnósticos que tenham questões sobre a fé cristã e queiram explorá-las. Assim, esta classe te dá as boas-vindas se você se encontra nestas categorias. Você encontrará um lar aqui, e poderá expressar suas dúvidas, seus questionamentos, e suas objeções livre e abertamente em uma atmosfera de aceitação.

3.       Ser uma comunidade incendiária de mútuo encorajamento e cuidado. Em uma igreja tão grande como Johnson Ferry, é importante ter um grupo local, uma espécie de igreja dentro da igreja, de pessoas que conhecem seu primeiro nome que cuidam de você, e estão prontos para orar e ajuda-lo se você estiver atravessando tempos difíceis. Nós queremos construir aqui uma comunidade de encorajamento mútuo que seja incendiária. Que seja como um fogo queimando brilhantemente. Se você tomar os gravetos de uma fogueira e coloca-los afastados dos outros, eles logo esfriarão e apagarão. Mas se você juntá-los e mantê-los unidos, então eles continuarão mutualmente queimando e aquecidos. Nós queremos ter esse tipo de comunidade nesta classe.

O que é a Doutrina Cristã?
A primeira questão que precisamos fazer é “o que é a doutrina cristã?”. Eu suponho que muitos de vocês nem mesmo sabem o que é doutrina, e por isso mesmo a estaremos estudando. Então, o que é a doutrina cristã? Bem, o grande historiador da igreja Jaroslav Pelikan define a doutrina cristã deste modo: “A doutrina cristã é aquilo que a igreja acredita e ensina”. Eu penso que está é uma boa definição de modo geral. Assim, aqui nos interessaremos quais são as verdades básicas reivindicadas pelo cristianismo.

Por quê estudar doutrina?



Por que estudar a doutrina cristã? Permitam-se dar a vocês quatro razões que estão biblicamente fundamentadas de porquê cada cristão deve estar engajado nos estudos da doutrina cristã.

Todo cristão é um teólogo
1.       Todo cristão é um teólogo – não apenas aqueles que são academicamente treinados ou são professores de seminários – mas, cada cristão é um teólogo. Veja em Efésios 4:13-15. Aqui Paulo fala sobre equipar os santos para o trabalho do ministério e construir o corpo de Cristo:

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Note que o objetivo de Paulo aqui é treinar cristãos para crescer na plenitude da maturidade cristã, e que parte da maturidade cristã é sofisticação doutrinária. O objetivo é ter uma compreensão da doutrina cristã, de modo que não sejamos como crianças, nem como as ondas do mar que são sacudidas por todo vento de doutrina. Assim, é parte da maturidade cristã ter um claro domínio do que a doutrina cristã é.
Veja também em Gálatas 1:6-9 uma ênfase similar sobre a doutrina:

Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;  O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

 Aqui Paulo fala nos mais gráficos e poderosos termos sobre a importância de ter a doutrina correta. Se alguém está pregando um Evangelho diferente, um diferente relato da mensagem de Cristo, Paulo diz que esta pessoa vai para o inferno porque aquilo é contra o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, o qual é pregado por Paulo aos Gálatas quando ele foi visitá-los. Assim, novamente a ênfase de Paulo esta sobre a doutrina correta e sobre o entendimento da verdade do Evangelho.

Finalmente, veja Tito 1:9. O contexto aqui é a qualificação para tornar-se presbítero na igreja. Paulo dá diversas qualificações para ser um presbítero, e então no verso 9 ele diz: “Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes”. Assim, os ministros da igreja, aqueles que são modelos de maturidade cristã entre nós, devem ser capazes de dar instrução na sã doutrina, e eles devem ser capaz de refutar aqueles que pregam falsas doutrinas. Eu não sei quanto a você, mas não vejo nenhuma razão para pensar que a maturidade cristã deva ser propriedade exclusiva dos presbíteros da igreja. I penso que cada um de nós deve aspirar ter um tipo de caráter que é descrito aqui, que mesmo se não sejamos presbíteros, devemos estar qualificados para ser um. Queremos ter este tipo de caráter que Paulo descreve aqui. E nós temos visto que parte da maturidade que exemplificada por um presbítero é uma firme compreensão da doutrina cristã – capaz de ensinar doutrina e capaz de refutar aqueles que a contradizem.

Assim, eu penso que cada cristão, em última instancia é um teólogo. Apenas pela virtude de ser um cristão, você está comprometido como certa cosmovisão. Você está comprometido com coisas como a existência de Deus, a objetividade de valores morais, a objetividade da verdade, a divindade de Cristo e Sua ressurreição dos mortos, Sua expiação substitutiva por nossos pecados, a existência da vida eterna, a esperança da ressurreição e do retorno pessoal de Cristo. Como cristão você está comprometido com estas coisas. Então, por que você não desejaria conhece-las? A questão não é se você deve ou não ser um teólogo. Como cristão você já está comprometido a ser um. A única questão é: você está sendo um bom ou um medíocre? Você está tendo uma boa compreensão da doutrina e da teologia ou uma compreensão imatura e infantil?

Viver corretamente pressupõe pensar corretamente sobre Deus
2.       Viver corretamente pressupor pensar corretamente sobre Deus. Se você ler as epístolas de Paulo, você notará nelas um padrão muito consistente. Na primeira parte das cartas de Paulo ele dispõe o fundamento doutrinário que ele está tentando ensinar, e então, na segunda metade de suas cartas, ele volta-se para o tema da aplicação prática. Paulo sempre espera até ele ter o fundamento doutrinário firmado antes de voltar-se às instruções práticas sobre a vida cristã. Para ver este padrão, veja, por exemplo o livro de Efésios. O capítulo 1 ao 3 fala sobre a doutrina cristã, sobre a unidade da igreja, o ajuntamento dos gentios ao corpo eleito de Cristo, e finalmente conclui com o verso 20 do capítulo 3. Então existe um tipo de dobradiça como ele transita para a aplicação prática da vida cristã. No capítulo 4, verso 1 ele diz: “Eu, portanto, um prisioneiro do Senhor, rogo-vos que andeis como é digno da vocação que fostes chamados”. E então ele segue na aplicação prática.
De modo similar, vemos em Filipenses o mesmo padrão. Em Filipenses você tem novamente os primeiros três capítulos dedicados à doutrina cristã. Então, com o capítulo 4 Paulo volta para sua aplicação prática sobre como lidar e viver uns com os outros na comunidade cristã. Assim, pensar corretamente sobre como Deus serve como fundamento para viver corretamente. Se você realmente entende quem e como Deus é, o que Ele quer de nós, o que significa seguir a Cristo, então isto afetará o modo como você vive.

O estudo da doutrina é uma expressão de amar a Deus com toda nossa mente.

3.       O estudo da doutrina é uma expressão de amar a Deus com toda nossa mente. Em Mateus 22:37-38 está a história de um fariseu que vem até Jesus e pergunta qual o maior mandamento da lei. E no verso 37 Jesus responde: “Amarás ao Senhor teu Deus com todo coração, com toda a sua alma e com toda sua mente. Este é o primeiro e grande mandamento”. Como cristãos nós devemos amar a Deus não simplesmente com nossas almas, não simplesmente com nossa força, mas devemos amar a Deus com nossas mentes. E o estudo de suas verdades é uma das melhores maneiras em que você pode expressar seu amor pelo Senhor – por querer conhecer o que ele deseja e qual é a verdade. Então, o estudo da doutrina cristã é um modo de mostrar seu amor para com Deus, disciplinando sua mente para amar e conhecer sua verdade. Estudar a doutrina é uma expressão de amar a Deus com toda a nossa mente.

Cristo não pode ser separado das verdades sobre Cristo.

4.       Cristo não pode ser separado das verdades sobre Cristo. Veja 2 João 9-10. Aqui João está advertindo sobre falsos mestres, e ele diz?
Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.
João aqui faz a doutrina de Cristo o fiel da balança pelo qual você mede as pessoas que vem até você afirmando ser Cristãos ou falando em nome de Cristo. Se alguém não possui a doutrina correta, ele não possui a Cristo. Então não ser enganado por pessoas que tem talvez um caloroso e superficial sentimento sobre Cristo e diz: “Oh, eu amo Jesus!”, mas que possui falsas doutrinas. Isto é, a doutrina não pode ser separada da pessoa de Cristo. Possuir a Cristo envolve ter uma correta compreensão de quem Cristo é. Caso contrário você não possui realmente a Cristo, você apenas possui uma experiência emocional. Portanto, a doutrina é de vital importância para a vida cristã. Doutrina sem o Espírito Santo conduz ao legalismo. O Espírito Santo sem a doutrina conduz ao fanatismo. Porém, a doutrina com o Espírito Santo conduz ao verdadeiro poder na vida cristã. E este será o nosso objetivo – ter tanto a doutrina correta, a correta compreensão da verdade cristã, unida com a plenitude do Espirito da vida Cristã. Assim, temos ambos: Palavra e Espírito.